O açaí é o fruto do açaizeiro, uma palmeira típica da região amazônica encontrada não só no Brasil, mas também no Equador, Colômbia e Venezuela. E por que especificamente nesta região? Porque o açaizeiro nasce em terrenos de várzea, às margens dos rios, sendo que cada árvore adulta precisa em média de 120 litros de água por dia para frutificar. E adivinha onde tem essas condições climáticas? Lá mesmo, no norte do Brasil, onde umidade, rios e chuvas são abundantes.

O nome açaí tem como origem o tupi guarani – yasai – e significa fruto
que chora (sumo escorre da fruta). O açaí mais conhecido e tradicional no
Brasil é que tem o fruto pequeno, arredondado e de cor roxo escuro. Possui um
pequeno caroço e pouca polpa. Seu nome científico é: Euterpe oleracea Mart,
pertencente à família Arecaceae. Hoje, o estado do Pará é quem lidera a
produção nacional desta espécie de açaí, com quase 90% do mercado. Mas o
açaí é apreciado e faz parte da cultura de boa parte da região amazônica.

TIPOS DE AÇAÍ:
Oficialmente, temos 06 tipos de açaís catalogados no Brasil pela EMBRAPA.
Esses tipos se diferenciam nos aspectos estruturais, tais como quantidade dos
frutos, cor e tamanho deles já maduros, assim como sua composição química.
Eles são:

Roxo ou preto: O mais popular e que foi descrito acima.

Açaí Sangue de Boi: Açaí de cor vermelha (por isso o nome que leva), é
pouco consumido e aceito por ter uma consistência pastosa e o sabor ser bem
diferente do açaí roxo.

Açaí Açu: Esta espécie é originária da Amazônia Peruana. Os cachos são grandes, pesados e os frutos rendem até 70% a mais de polpa. Mesmo (no que se refere a produção de polpa) sendo superior ao açaí comum, não é tão popular pelos cuidados redobrados que a colheita e refrigeração exigem desta espécie.

Açaí Branco: Conhecido e apreciado no estado do Pará, na verdade o caroço tem a coloração esverdeada. Tem seu valor mais alto, porque é mais difícil de ser encontrado. E por conta disso não tem a frequência de consumo que o açaí roxo.

Açaí Espada: Sua maior diferença em relação a outras espécies de açaí, são os formatos dos seus cachos, que apresentam várias ramificações. Essa variedade é muito encontrada na Ilha do Combu, localizada em frente a cidade de Belém.

Açaí Chumbinho: Mesmo já maduro, seus frutos pesam menos de 1g. A
coloração varia entre o roxo e o branco. Por ser extremamente pequeno, a
extração da polpa se mostra comercialmente inviável.

PROCESSO DE PRODUÇÃO:

O beneficiamento ARTESANAL do açaí começa com os coletores, também conhecidos como peconheiros, que são os responsáveis por subir nas palmeiras, que tem até 25 metros, para recolher os cachos. Peconha é uma espécie de corda que se enrola ao redor dos pés e que possibilita a subida.
Após a coleta, os frutos são colocados de molho na água por 24 horas para em
seguida serem macerados em peneira para a retirada de polpa. A polpa geralmente é consumida desta forma, pura. Mas inúmeras são as receitas que surgiram com o açaí, como geleias, sorvetes e picolés, bolos, bebidas alcoólicas, entre muitas outras. Já a semente do açaizeiro pode ser moída para virar um café de açaí ou até mesmo ser utilizado como matéria prima para artesanatos regionais.

Já na produção INDUSTRIAL do açaí, a extração da polpa passa por diversas etapas, começando com a limpeza, desinfecção com cloro e separação dos frutos. Este processo é muito importante, principalmente por ser o responsável pela eliminação do protozoário responsável pela doença de chagas, que pode estar nos cachos do açaizeiro.
Após todo o minucioso processo de lavagem e desinfecção, os frutos seguem para uma máquina chamada de “despolpadeira”. Nela se separa a polpa das sementes de forma rápida e eficaz. Após este processo, a polpa é embalada de acordo com a sua categoria (popular / média / especial) imediatamente congelada em baixíssimas temperaturas.

A polpa do açaí tem a validade de 01 ano a partir do seu processo de produção, desde que mantido congelado, armazenado em temperatura negativa, em ambiente controlado e bem acondicionado. Se o açaí for mantido refrigerado e não for ingerido entre dois ou três dias, ele oxida. Ou como os nortistas falam: Azeda.

CLASSIFICAÇÃO / TIPOS DE POLPAS:
A polpa do açaí é o produto extraído da parte comestível do fruto do açaizeiro. De acordo com quantidade de adição de água, o produto será classificado. E suas especificações devem sempre constar no rótulo.

Açaí fino ou popular: Polpa extraída com maior adição de água e filtração,
apresentando de 8 a 11% de Sólidos totais e uma aparência pouco densa
(lembra um suco ralo).

Açaí médio ou regular: Polpa extraída com adição de água e filtração,
apresentando de 11 a 14% de Sólidos totais e uma aparência densa (entre o
popular e o especial).

Açaí grosso ou especial: Polpa extraída com adição de água e filtração,
apresentando acima de 14% de Sólidos totais e uma aparência muito densa (o
que chamamos de açaí grosso).

Curiosidade:
Você sabia que no Pará, ainda tem mais uma categoria de açaí? Chama AÇAÍ PAPA. Tem menos água e mais sólidos na sua composição, custa beeeem mais caro e por isso não é comercialmente interessante a sua distribuição e muito menos foi catalogado pelo EMBRAPA. Quem é da terra sabe fazer o teste: É só colocar a polpa numa tigela ou copo, enfiar uma colher e virar o recipiente de cabeça pra baixo. Se nem o açaí e nem a colher caírem, pode ter certeza, é açaí é papa!

DIFERENÇAS NO CONSUMO: NORTE VERSUS O RESTO DO MUNDO.
E para acompanhar o teu açaí, vai o que? Peixe frito, charque ou camarão? Farinha d´água da baguda ou farinha de tapioca com um pouco de açúcar? Que tal esses “toppings”? Aí você deve estar se perguntando: “Mas e meu açaí com granola, morango, leite ninho e Nutella? Sinto muito, mas no norte do Brasil não se come assim. Lá o açaí faz parte da refeição como um acompanhamento: Proteína + açaí + farinha. Essa é a nossa base alimentícia, responsável pelas nossas vitaminas, gorduras e carboidratos. Tomar açaí e ir para academia? Nem pensar! Para nós, o correto é tomar um açaí e “jiboiar” numa rede, tirar um cochilo e se levantar (ou não) para encarar o resto do dia.

Só que para quem, anos atrás, tinha interesse em vender o açaí para outras regiões, o apelo regional do açaí não emplacava de jeito nenhum. O açaí puro é forte, amargo e terroso. Então como popularizar uma fruta assim? A saída foi misturar com outros produtos para que o sabor ficasse mais “suave”.

A bronca é que para ficar suave, as indústrias costumam misturar a polpa popular (aquela com menos de 11% de sólidos e que parece um suco ralo de açaí) com emulsificantes, xaropes de guaraná, corantes e estabilizantes. Quer ter uma ideia da transformação que o açaí passa nestas indústrias? Um quilo de açaí popular geralmente transforma-se em 10Kg de mix de açaí. Sim, é este tipo de produto que te vendem como saudável.

Poxa, mas é errado comer o açaí assim? Claro que não! O ideal é sempre conhecer a origem dos alimentos que você consome, principalmente uma fruta brasileira tão popular. Mas você quer comer teu açaí com leite condensado?Come ué.
Mas se um dia você tiver a oportunidade de comer o açaí original, do jeito caboco, não pensa duas vezes. Pode dá-lhe!

Cofira nossos outros artigos

Produtos

O que é o açaí?

O açaí é o fruto do açaizeiro, uma palmeira típica da região amazônica encontrada não só no Brasil, mas também no Equador, Colômbia e Venezuela.

Ler artigo
Sem categoria

Olá, mundo!

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Ler artigo

Compre os melhores produtos da Amazônia na COMBU!

Visite nossa loja em São Paulo

A pronta entrega | sem compra mínima
Retirada na loja ou delivery

Nosso endereço:

Rua Martiniano de Carvalho, 97
Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-001

Logo Combu2

R. Martiniano de Carvalho, 97 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-001

Todos os direitos reservados. Fotos protegidas por direitos autorais.