O açaí é o fruto do açaizeiro, uma palmeira típica da região amazônica encontrada não só no Brasil, mas também no Equador, Colômbia e Venezuela. E por que especificamente nesta região? Porque o açaizeiro nasce em terrenos de várzea, às margens dos rios, sendo que cada árvore adulta precisa em média de 120 litros de água por dia para frutificar. E adivinha onde tem essas condições climáticas? Lá mesmo, no norte do Brasil, onde umidade, rios e chuvas são abundantes.

O nome açaí tem como origem o tupi guarani – yasai – e significa fruto
que chora (sumo escorre da fruta). O açaí mais conhecido e tradicional no
Brasil é que tem o fruto pequeno, arredondado e de cor roxo escuro. Possui um
pequeno caroço e pouca polpa. Seu nome científico é: Euterpe oleracea Mart,
pertencente à família Arecaceae. Hoje, o estado do Pará é quem lidera a
produção nacional desta espécie de açaí, com quase 90% do mercado. Mas o
açaí é apreciado e faz parte da cultura de boa parte da região amazônica.

TIPOS DE AÇAÍ:
Oficialmente, temos 06 tipos de açaís catalogados no Brasil pela EMBRAPA.
Esses tipos se diferenciam nos aspectos estruturais, tais como quantidade dos
frutos, cor e tamanho deles já maduros, assim como sua composição química.
Eles são:

Roxo ou preto: O mais popular e que foi descrito acima.

Açaí Sangue de Boi: Açaí de cor vermelha (por isso o nome que leva), é
pouco consumido e aceito por ter uma consistência pastosa e o sabor ser bem
diferente do açaí roxo.

Açaí Açu: Esta espécie é originária da Amazônia Peruana. Os cachos são grandes, pesados e os frutos rendem até 70% a mais de polpa. Mesmo (no que se refere a produção de polpa) sendo superior ao açaí comum, não é tão popular pelos cuidados redobrados que a colheita e refrigeração exigem desta espécie.

Açaí Branco: Conhecido e apreciado no estado do Pará, na verdade o caroço tem a coloração esverdeada. Tem seu valor mais alto, porque é mais difícil de ser encontrado. E por conta disso não tem a frequência de consumo que o açaí roxo.

Açaí Espada: Sua maior diferença em relação a outras espécies de açaí, são os formatos dos seus cachos, que apresentam várias ramificações. Essa variedade é muito encontrada na Ilha do Combu, localizada em frente a cidade de Belém.

Açaí Chumbinho: Mesmo já maduro, seus frutos pesam menos de 1g. A
coloração varia entre o roxo e o branco. Por ser extremamente pequeno, a
extração da polpa se mostra comercialmente inviável.

PROCESSO DE PRODUÇÃO:

O beneficiamento ARTESANAL do açaí começa com os coletores, também conhecidos como peconheiros, que são os responsáveis por subir nas palmeiras, que tem até 25 metros, para recolher os cachos. Peconha é uma espécie de corda que se enrola ao redor dos pés e que possibilita a subida.
Após a coleta, os frutos são colocados de molho na água por 24 horas para em
seguida serem macerados em peneira para a retirada de polpa. A polpa geralmente é consumida desta forma, pura. Mas inúmeras são as receitas que surgiram com o açaí, como geleias, sorvetes e picolés, bolos, bebidas alcoólicas, entre muitas outras. Já a semente do açaizeiro pode ser moída para virar um café de açaí ou até mesmo ser utilizado como matéria prima para artesanatos regionais.

Já na produção INDUSTRIAL do açaí, a extração da polpa passa por diversas etapas, começando com a limpeza, desinfecção com cloro e separação dos frutos. Este processo é muito importante, principalmente por ser o responsável pela eliminação do protozoário responsável pela doença de chagas, que pode estar nos cachos do açaizeiro.
Após todo o minucioso processo de lavagem e desinfecção, os frutos seguem para uma máquina chamada de “despolpadeira”. Nela se separa a polpa das sementes de forma rápida e eficaz. Após este processo, a polpa é embalada de acordo com a sua categoria (popular / média / especial) imediatamente congelada em baixíssimas temperaturas.

A polpa do açaí tem a validade de 01 ano a partir do seu processo de produção, desde que mantido congelado, armazenado em temperatura negativa, em ambiente controlado e bem acondicionado. Se o açaí for mantido refrigerado e não for ingerido entre dois ou três dias, ele oxida. Ou como os nortistas falam: Azeda.

CLASSIFICAÇÃO / TIPOS DE POLPAS:
A polpa do açaí é o produto extraído da parte comestível do fruto do açaizeiro. De acordo com quantidade de adição de água, o produto será classificado. E suas especificações devem sempre constar no rótulo.

Açaí fino ou popular: Polpa extraída com maior adição de água e filtração,
apresentando de 8 a 11% de Sólidos totais e uma aparência pouco densa
(lembra um suco ralo).

Açaí médio ou regular: Polpa extraída com adição de água e filtração,
apresentando de 11 a 14% de Sólidos totais e uma aparência densa (entre o
popular e o especial).

Açaí grosso ou especial: Polpa extraída com adição de água e filtração,
apresentando acima de 14% de Sólidos totais e uma aparência muito densa (o
que chamamos de açaí grosso).

Curiosidade:
Você sabia que no Pará, ainda tem mais uma categoria de açaí? Chama AÇAÍ PAPA. Tem menos água e mais sólidos na sua composição, custa beeeem mais caro e por isso não é comercialmente interessante a sua distribuição e muito menos foi catalogado pelo EMBRAPA. Quem é da terra sabe fazer o teste: É só colocar a polpa numa tigela ou copo, enfiar uma colher e virar o recipiente de cabeça pra baixo. Se nem o açaí e nem a colher caírem, pode ter certeza, é açaí é papa!

DIFERENÇAS NO CONSUMO: NORTE VERSUS O RESTO DO MUNDO.
E para acompanhar o teu açaí, vai o que? Peixe frito, charque ou camarão? Farinha d´água da baguda ou farinha de tapioca com um pouco de açúcar? Que tal esses “toppings”? Aí você deve estar se perguntando: “Mas e meu açaí com granola, morango, leite ninho e Nutella? Sinto muito, mas no norte do Brasil não se come assim. Lá o açaí faz parte da refeição como um acompanhamento: Proteína + açaí + farinha. Essa é a nossa base alimentícia, responsável pelas nossas vitaminas, gorduras e carboidratos. Tomar açaí e ir para academia? Nem pensar! Para nós, o correto é tomar um açaí e “jiboiar” numa rede, tirar um cochilo e se levantar (ou não) para encarar o resto do dia.

Só que para quem, anos atrás, tinha interesse em vender o açaí para outras regiões, o apelo regional do açaí não emplacava de jeito nenhum. O açaí puro é forte, amargo e terroso. Então como popularizar uma fruta assim? A saída foi misturar com outros produtos para que o sabor ficasse mais “suave”.

A bronca é que para ficar suave, as indústrias costumam misturar a polpa popular (aquela com menos de 11% de sólidos e que parece um suco ralo de açaí) com emulsificantes, xaropes de guaraná, corantes e estabilizantes. Quer ter uma ideia da transformação que o açaí passa nestas indústrias? Um quilo de açaí popular geralmente transforma-se em 10Kg de mix de açaí. Sim, é este tipo de produto que te vendem como saudável.

Poxa, mas é errado comer o açaí assim? Claro que não! O ideal é sempre conhecer a origem dos alimentos que você consome, principalmente uma fruta brasileira tão popular. Mas você quer comer teu açaí com leite condensado?Come ué.
Mas se um dia você tiver a oportunidade de comer o açaí original, do jeito caboco, não pensa duas vezes. Pode dá-lhe!

Cofira nossos outros artigos

Produtos

O que é o açaí?

O açaí é o fruto do açaizeiro, uma palmeira típica da região amazônica encontrada não só no Brasil, mas também no Equador, Colômbia e Venezuela.

Ler artigo
Sem categoria

Olá, mundo!

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Ler artigo

Compre os melhores produtos da Amazônia na COMBU!

Visite nossa loja em São Paulo

A pronta entrega | sem compra mínima
Retirada na loja ou delivery

Nosso endereço:

Rua Martiniano de Carvalho, 97
Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-001

Logo Combu2

R. Martiniano de Carvalho, 97 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-001

Todos os direitos reservados. Fotos protegidas por direitos autorais.

Açaí

O açaí, um fruto típico das palmeiras da região amazônica na América do Sul, é um dos alimentos mais marcantes da culinária nortista e é considerado um superalimento por ser rico em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório.
Peça já! Atendemos varejo e atacado.

O que é o Açaí?

É o fruto do açaizeiro, uma palmeira típica da região amazônica encontrada no Brasil, Equador, Colômbia e Venezuela. O açaizeiro nasce em terrenos de várzea, às margens dos rios, sendo que cada árvore adulta precisa em média de 120 litros de água por dia para frutificar – típico do clima do norte do Brasil, onde umidade, rios e chuvas são abundantes.

Como o açaí é produzido?

Onde encontrar açaí puro em

São Paulo e região?

Na Combu – Produtos da Amazônia, nós não vendemos mixes, misturas ou frozens.  Trabalhamos apenas com o açaí puro, especial e grosso. Sem nenhum aditivo, conservante ou saborizante. Apenas o fruto do açaí batido com água. Barra de 01Kg, congelado.

 

Curiosidades

Compre seu açaí na Combu!

Visite nossa loja em São Paulo

A pronta entrega | Sem compra mínima    Retirada na loja ou delivery

Nosso endereço:

R. Martiniano de Carvalho, 97 –
Bela Vista, São Paulo
– SP, 01321-001

Açaí

O açaí, um fruto típico das palmeiras da região amazônica na América do Sul, é um dos alimentos mais marcantes da culinária nortista e é considerado um superalimento por ser rico em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório
Peça já! Atendemos varejo e atacado.

O que é o Açaí?

É o fruto do açaizeiro, uma palmeira típica da região amazônica encontrada no Brasil, Equador, Colômbia e Venezuela. Nasce em terrenos de várzea, às margens dos rios, sendo que cada árvore adulta precisa em média de 120 litros de água por dia para frutificar – típico do clima do norte do Brasil, onde umidade, rios e chuvas são abundantes.

Como o açaí é produzido?

Onde encontrar açaí em

São Paulo e região?

Na Combu – Produtos da Amazônia, nós não vendemos mixes, misturas ou frozens.

Trabalhamos apenas com o açaí puro, especial e grosso. Sem nenhum aditivo, conservante ou saborizante. Apenas o fruto do açaí batido com água. Barra de 01Kg, congelado.

Compre seu açaí na Combu!

Visite nossa loja em São Paulo

A pronta entrega | sem compra mínima
Retirada na loja ou delivery

Nosso endereço:

Rua Martiniano de Carvalho, 97
Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-001

Receitas que você pode gostar

Receitas que você pode gostar

Conheça outros produtos parecidos com esse:

Disponíveis para entrega e retirada

Jambu

Jambu

(500g)

Camarão

Camarão Salgado

500g

Açaí

Polpa de Açaí

1Kg

Cachaça de Jambú

Cachaça de Jambu

700ml

Goma da Mandioca

Goma de Tapioca

(1Kg)

Logo Combu2

R. Martiniano de Carvalho, 97 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-001

Todos os direitos reservados. Fotos protegidas por direitos autorais.

Conheça outros produtos parecidos com esse:

Disponíveis para entrega e retirada

Jambu

Jambu

500g

Camarão

Camarão Salgado

500g

Açaí

Polpa de Açaí

1Kg

Cachaça de Jambú

Cachaça de Jambu

700ml

Goma da Mandioca

Goma de Tapioca

(1Kg)

Polpa de cupuaçu

Polpa de Cupuaçú

(500g)

Todos os direitos reservados.
Fotos protegidas por direitos autorais.